Subscribe Us

Header Ads

234 - PREGAÇÃO CRISTÃ É PROIBIDA NA TERRA DOS ÍNDIOS YANOMAMIS


"Como água fresca para a alma cansada, tais são as boas novas vindas da terra distante."
Provérbios 25:25

Basicamente é isso! Falar de Jesus é mais do que apenas "falar de Jesus" mas mostrar Jesus, inclusive através de ações reais de ajuda e serviço (missão), além de compartilhar a fé, mas a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde proibiram o proselitismo religioso nas terras dos índios Yanomamis.

E fizeram isso através de uma determinação ao melhor estilo não democrático: "É terminantemente proibido o exercício de quaisquer atividades religiosas junto aos povos indígenas, bem como o uso de roupas com imagens ou expressões religiosas", afirma a medida.

É a primeira vez na história moderna do Brasil que algo assim acontece. A medida também proíbe a entrada de bebidas alcoólicas, drogas, armas que não sejam de um membro das forças armadas e exige comprovação de vacinação contra covid-19.

A medida é válida enquanto durar a presente operação especial para cuidar da saúde da população da região. O governo federal realizou uma intervenção extraordinária na região para cuidar dos índios yanomamis doentes.

Qual a sua opinião sobre isso? Você vê alguma extensão futura de decisões como esta, na tentativa de manipulação e controle das ações cristãs no país, como acontece na Nicarágua?

Uma das coisas mais interessantes é que até os indígenas que abraçaram a fé cristã também estão proibidos de exercer e compartilhar, mesmo em sua própria comunidade. Em que isso atrapalha os trabalhos de "saúde" da intervenção federal?

Medida contra o proselitismo religioso causa controvérsia

Até o momento, nenhum membro do governo fez algum pronunciamento para justificar a medida. Grupos religiosos brasileiros manifestaram indignação com a medida.

Em matéria da Gazeta do Povo, o advogado Miguel Vidigal, diretor da União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp), afirmou que a proibição do contato dos religiosos com yanomamis é uma intolerância religiosa praticada pelos governantes:

"Essa medida atinge não somente os missionários, mas sobretudo os indígenas que, proibidos de praticar toda e qualquer atividade religiosa, se veem desamparados da própria liberdade”.

A matéria também trouxe a visão do professor de Direito Constitucional André Uliano. Para ele:

"A portaria viola tanto a liberdade religiosa como a autonomia cultural indígena, e poderia ser enquadrada como crime na lei contra o racismo, que prevê pena para quem praticar discriminação por religião. 

O Estado não pode impedir o proselitismo religioso, que faz parte da liberdade de expressão religiosa, em entendimento já consagrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Quem decide se haverá proselitismo religioso na região são os indígenas, não o governo".

Fonte: Brasil Paralelo - link aqui


Postar um comentário

0 Comentários