Subscribe Us

Header Ads

#89 - CONSOLE O POVO, PROCLAME O REINO, CLAME NO DESERTO

"Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém, e bradai-lhe que já é findo o tempo de sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados. Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus."
Isaías 40:01 a 03


Pela graça e misericórdia do SENHOR nosso Deus, eu fiquei sem combustível e meus cartões não passaram ao tentar abastecer em um posto de gasolina de uma rodovia enquanto eu ia trabalhar. Era manhã de sexta, dia 11 de maio.

Enquanto esperava um amigo se deslocar para me ajudar eu resolvi ler as Escrituras, num tempo prazeroso e edificante o SENHOR me abençoou com estas palavras que, agora, compartilho com todos vocês. O texto é Isaías 40:01 a 03.

Qual o povo que, em pecado, merece ser consolado? Consolado em que? Quem deve consolar?

Aqueles que buscam ao SENHOR devem ser consolados, através de um gesto de amor, fruto do consolo que recebemos do SENHOR:

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo."
II Coríntios 1:03 a 05

Assim, há o consolo para o coração ferido, em meio as lutas, um conforto que deve vir da comunhão, da compaixão entre irmãos, mas também existe o consolo para a alma, mais profundo, que vem do alto, do Espírito, o Consolador (João 15:26), como está escrito:

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados."
Mateus 5:04

Quanto a nós, devemos assumir nossa parte neste processo de conforto, com diligência e amor.

Por que Isaías escreve "falai ao coração" e não à mente, ou aos ouvidos de Jerusalém? A resposta é bastante simples, porquê é do coração que procedem as saídas da vida, é com o coração que se crê para a justiça, como nos garante Provérbios 4:23 e Romanos 10:10. Sendo assim, nossas palavras devem ser regadas com amor, com o objetivo de animar, de encorajar, não como quem tenta persuadir ou como quem lhes fala apenas aos ouvidos, mas falando-lhes ao coração, com toda a paciência e longanimidade, no Espírito.

Isaías também diz "bradai", ou seja, gritai, falai alto, ou como está escrito em Mateus 27:50 e 51, "com grande voz". Mateus escreve que Jesus, após clamar dizendo "Eli, Eli, lemá sabactâni", clamou novamente, desta vez com grande voz, antes de entregar seu espírito.

Hoje, nós que fomos alcançados pela loucura da cruz, temos a responsabilidade de fazer ecoar entre as nações, e a todo tempo, a boa nova de que o brado de Jesus rompeu os céus, que o Filho de Deus pôs fim a toda milícia do pecado e da carne, abrindo caminho para o Pai através de seu próprio corpo, sendo Ele a justificação graciosa para todo aquele que crê Nele.

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou seu espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo: tremeu a terra, fenderam-se as rochas..."
Mateus 27:50 e 51

O profeta Isaías também declara que as iniquidades de Jerusalém já foram perdoadas, que "já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados". Para um mundo condicionado a acusação e fadado a condenação, nós, que fomos chamados para proclamar as Boas Novas de Cristo, temos a honrosa oportunidade de anunciar que as iniquidades foram perdoadas superabundantemente pela graça de Deus, em Jesus.

"Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos. Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça."
Romanos 5:19 e 20 

Só mais uma coisa que o SENHOR me ensinou enquanto eu esperava naquele posto, sem dinheiro e sem combustível. Voz do que clama onde? No deserto! Portanto, entenda que é na prova, na luta, é no deserto que cumprimos nosso propósito. Está no deserto? Clame!

Console o Povo, proclame o Reino, clame no deserto.

Fogo para Missões

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Bendito seja o Senhor que nos consolou, perdoou para que fizéssemos o mesmo para com outros. (@misfabio1)

    ResponderExcluir
  2. Quando li Isaías 40:01 pela primeira vez, há muitos anos, não entendi a extensão desta palavra, hoje começo a entender que este consolo vem de duas formas que estão unidas pelo mesmo Espírito Santo, vem através do SENHOR, da experiência pessoal com Deus, e também da comunhão com outros cristão transformados, nos quais habita o mesmo Espírito consolador.

    Glórias ao SENHOR por tão grande comissão!

    Forte abraço para si, irmão Missionário Fábio!

    Edinelson F. Lopes
    Ministério Fogo para Missões

    ResponderExcluir

Você está no BlogFpM, blog oficial do Fogo para Missões.

Clique no link e apoie nosso CANAL FOGO PARA MISSÕES no Youtube.

Você pode também nos seguir no INSTAGRAM, onde você poderá também curtir e deixar aquele seu "comentário", mas acima de tudo, queremos que você seja incentivado, encorajado e provocado a envolver-se pessoalmente na proclamação do Evangelho, das Boas Novas de Jesus Cristo.

Seu comentário é importante para que possamos avaliar o alcance de nossa proposta. Deixe aqui o link de seuperfil no instagram ou outra rede social também!

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO PUBLICADOS APÓS MODERAÇÃO.