Subscribe Us

Header Ads

209 - ESTABILIDADE NÃO EXISTE (Palavra para 2021)

 "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece."

Filipenses 4:12 e 13



Olá, graça e paz!


Aqui estamos para o que, pelo visto, será a única postagem deste ano de 2020. E que ano!


Eu e minha família já estamos vindo de alguns anos (sim, anos) bem difíceis, porém temos experimentado muito do Senhor, Sua graça e misericórdias verdadeiramente não tem fim. Foram tantos livramentos e provisões que eu simplesmente não poderia listar todos neste texto. Mas como temos dito: é maravilhoso poder ouvir testemunhos de irmãos que receberam provisão do Senhor, e deixar estes testemunhos edificarem a nossa fé, mas quando a experiência é pessoal, muida muita coisa e se torna algo que ninguém pode nos tirar.


Continuamos no meio da batalha e por isso temos tentado intensificar nossa dedicação a oração, a busca pelo Senhor e em especial este ano, que tem sido uma batalha dura para tantas pessoas. E em um destes tempos de oração, encontrei (ou fui encontrado por) esta reflexão que entendi como a Palavra para 2021, Filipenses 4:12 e 13.


Estabilidade não existe

"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura."

Filipenses 4:12a


Aqui encontramos o Apóstolo Paulo grato pelo renovo do interesse dos irmãos filipenses em suas necessidades, ao mesmo tempo em que nos ensina (aos leitores) sobre seu aprendizado quanto a vida e as circunstâncias da vida. E de partida podemos comrpeender que na vida "estabilidade não existe" (e esta é uma frase que tenho ouvido muito).


Em um dia estamos bem e no outro descobrimos uma enfermidade, estamos rindo e em minutos temos a notícia da partida de alguém amado, em um momento estamos felizes por um dos melhores finais de ano, profissionalmente, na saúde, financeiramente, e em poucos meses uma pandemia global muda tudo.


Nossas expectativas são sempre boas, mas o que dizer sobre quando estamos vivendo dias ruins? Precisamos lembrar que há também aqueles momentos em que estamos arrasados e somos surpreendidos por uma mensagem de um amigo, ou quando após meses financeiramente ruins, fechamos um bom negócio ou recebemos alguma provisão realmente divina? As circunstâncias mudam, o tempo todo.


O segredo

"Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação..."

Feilipenses 4:12b


Temos um pequeno grupo de comunhão em nossa igreja local, o Grupo de Conexão, e esta é uma experiência que eu aconselho a todos: façam parte de grupos pequenos em suas igrejas, se não houver, comece, faça você mesmo. Nosso grupo se reúne desde abril de 2018 e eu percebi hoje que Feilipenses esteve em nossa pauta de reflexão com muita frequência, e o texto entre os versículos 04 ao 07 rendeu muita oração e conversa no final de 2019 e início deste ano.


O Esírito Santo, através de Paulo, nos chama para que nos alegremos no Senhor e ele repete isso: alegrem-se! Ser feliz, alegrar-se excessivamente, estar bem, e perceba que não se trata de um "se possível" ou "se quiser" e nem mesmo um "se puder" mas está claro que é um decisão, uma posição, certamente baseada em uma experiência.


Paulo escreve: "alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:04 ao 07)


Você percebe como ele faz o trajeto do texto, partindo do "alegrem-se" através amor, lembrando que o Senhor está perto (tanto para testemunhar sua alegria quando a sua amabilidade para com todos), como ele trata a ansiedade e começa a apresentar o seu segredo e sua certeza? Apresentando ao Senhor seus pedidos com oração, súplicas e com ações de graças, e a convicção de que a paz de Deus manteria sua mente e coração guardados em Cristo Jesus!


Quem te fortalece?

"Tudo posso naquele que me fortalece."

Filipenses 4:13


É praticamente impossível pensar na palavra fortalecer e no Apóstolo Paulo e não lembrar de Efésios 6 e a armadura de Deus.


"Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.


Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus."

Efésios 6:10 ao 17


E por que este texto está aqui? Por que ele nos lembra que não há uma "fórmula mágica" para confiar e se alegrar em Deus, as palavras "vistam", "mantenham-se", "cingindo-se", "tendo" e "usem" deste texto de Efésios são demonstrações claras de que se trata de caminhada, de atitude, escolha. Com isso entendemos que o texto de Filipenses 4:12 e 13 não é apenas o testemunho das aflições de Paulo e muito menos frases de efeito, mas camadas e camadas de experiências pessoais que foram dando a Paulo a certeza sobre o caráter, o amor e a fidelidade de quem o fortalecia, Jesus, o Cristo.


Nunca foi sobre Paulo!


2021

"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece."

Filipenses 4:12 e 13


Vamos tomar esta palavra como base e direção para o próximo ano, mas isso não significa que ler estes versículos como um bordão ou frase de efeito mudará alguma coisa, eles são justamente a direção, os conselhos sobre os quais o Senhor quer que andemos, ou venhamos a dar os primeiros passos.


Não sabemos como será 2021. Teremos segunda ou terceira onda de pandemia? Teremos vacina? Funcionará? Será eficáz? Voltaremos ao normal? Um novo normal? Teremos empregos? Saúde? Quem estará a mesa no próximo Natal? Na verdade nunca tivemos a certeza destas coisas e talvez esta seja um grande lição de 2020 (reflita). Desta forma, estas perguntas serão respondidas a seu tempo.


É humanamente impossível estar no meio da tempestade e desacansar em Deus sem antes experimentar pessoalmente seu poder. Pergunte para os discípulos! Por isso nossa preocupação deve ser buscar seu Reino e sua justiça (Mateus 6:33), se alegrar nele (Salmo 37:04)! Não há segredo, não há nenhuma novidade, devemos nos alegrar no Senhor, lembrar de apresentar a Deus todas as nossas necessidades, trazer Jesus para o centro e fortalecidos nele e no seu Espírito, suportar o dia mau, celebrar seu nome todos os dias.


Precisamos ser cheios do Espírito de Deus, é isso que precisamos! Para servir ao Senhor e as pessoas, para que haja santidade em nossas vidas, para que haja salvação ao nosso redor.


Nunca foi sobre nós!







Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sadraque, Mesaque e Abednego receberam o livramento depois que se submeteram à soberania do SENHOR. Sejamos pois assim, rendidos ao SENHOR. O nosso Deus é Soberano e cuida perfeitamente dos Seus filhos e do futuro. Descansamos NELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Ah, é possível passear pela história e ver o cuidado do Senhor com sua Igreja e com seus servos, também o zelo por sua Palavra e suas promessas. A fidelidade do Senhor é tão real quanto o ar que respiro... ...e ainda que me falte o ar, sim, posso confiar na fidelidade daquele que é justo, forte, inabalável.

      Excluir

Você está no BlogFpM, blog oficial do Fogo para Missões.

Clique no link e apoie nosso CANAL FOGO PARA MISSÕES no Youtube.

Você pode também nos seguir no INSTAGRAM, onde você poderá também curtir e deixar aquele seu "comentário", mas acima de tudo, queremos que você seja incentivado, encorajado e provocado a envolver-se pessoalmente na proclamação do Evangelho, das Boas Novas de Jesus Cristo.

Seu comentário é importante para que possamos avaliar o alcance de nossa proposta. Deixe aqui o link de seuperfil no instagram ou outra rede social também!

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO PUBLICADOS APÓS MODERAÇÃO.