Subscribe Us

Header Ads

#166 - POR QUÊ JESUS RESPONDEU: EU SOU

"Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se. Disseram-lhe os judeus: 'Você ainda não tem cinqüenta anos, e viu Abraão?' Respondeu Jesus: 'Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, EU SOU!'"
João 8:56 ao 58



Jesus, em resposta à pergunta dos fariseus "Quem você pensa que é?" disse: "Abraão, pai de vocês, regozijou-se porque veria o meu dia; ele o viu e alegrou-se". Os judeus perguntaram: "Você ainda não tem cinquenta anos, e viu Abraão?" Jesus respondeu: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, EU SOU!" A reação violenta dos judeus à afirmação "EU SOU" de Jesus indica que compreenderam claramente o que Jesus estava declarando - Ele estava se igualando a Deus ao usar o mesmo título “EU SOU” que Deus dera a Si mesmo em Êxodo 3:14, em resposta à pergunta de Moisés "Qual é o seu nome?".

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."
Êxodo 3:13 e 14

Se Jesus tivesse querendo dizer apenas que já existia antes do tempo de Abraão, Ele teria dito: "Antes de Abraão, eu era." As palavras gregas traduzidas como "nascer" no caso de Abraão e "sou" no caso de Jesus são bastante diferentes. As palavras escolhidas pelo Espírito deixam claro que Abraão foi "trazido à existência", mas que Jesus existia eternamente (João 1:01). Não há dúvida de que os judeus entenderam o que Ele estava dizendo porque pegaram pedras para matá-lo por clamar-se igual a Deus (João 5:18). Tal declaração, se não fosse verdade, era uma blasfêmia e a punição prescrita pela lei mosaica era a morte (Levítico 24:11 ao 14). No entanto, Jesus não cometeu blasfêmia; Ele era e é Deus, a segunda Pessoa da Trindade, igual ao Pai em todos os sentidos.

Jesus usou o mesmo termo "EU SOU" em sete declarações sobre Si mesmo. Em todas as sete, Ele combina EU SOU com metáforas que expressam a Sua imensa relação de salvação com o mundo. Todas aparecem no Evangelho de João.

EU SOU O PÃO DA VIDA
"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."
João 6:35

"Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu."
João 6:41

'Eu sou o pão da vida."
João 6:48

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."
João 6:51

EU SOU A LUZ DO MUNDO
"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
João 8:12

EU SOU A PORTA DAS OVELHAS
"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas."
João 10:07

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."
João 10:09

EU SOU O BOM PASTOR
"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."
João 10:11

"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido."
João 10:14

EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"
João 11:25

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
João 14:06

EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador."
João 15:01

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
João 15:05

---

Fonte: Conteúdo publicado originalmente no site GotQuestions, clique AQUI para acessar este e outros artigos semelhantes.

Fogo para Missões

Postar um comentário

0 Comentários