Subscribe Us

Header Ads

#195 - UMA REFLEXÃO SOBRE GANHAR ALMAS

"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se."
Lucas 15:04 ao 07


Que é a obra de ganhar almas?
Embora nós estejamos bem familiarizados com a palavra Evangelismo, e muitas referências a este tema, é importante neste momento analisarmos a realidade do que realmente é ganhar almas, quero apresentar este tópico extraído do livro "Esforça-te para Ganhar Almas", de Orlando Boyer, no qual nos parece ser de vital importância.

Ganhar almas não é:
1. Não é profissão: Deus nunca quer que a obra mais elevada e santa, a de ganhar almas, se torne uma profissão. Mas o amor à fama, o amor ao salário e o amor de governar leva muitos a vestirem-se com trajes eclesiásticos e aceitar títulos de oficio. Na história da igreja, as grandes colheitas de almas foram sempre fruto daqueles que trabalhavam sem ideia de profissionalismo, anunciando a Palavra por toda parte, à sua própria custa.

2. Não é dar esmolas: Muitos crentes estão deixando mais e mais de anunciar a mensagem que dá vida à alma, para dar comida e roupas aos pobres. Que a igreja deve compadecer-se dos pobres e dar é certo, mas não será o numero total de pães distribuídos que o justo juiz quer ver no ultimo dia, mas o numero de almas salvas. Pães e roupas não podem estancar a sede da alma: “qualquer que bebe desta água, tornará a ter sede”. (João 4:13).

3. Não é reformá-las: Não se deve pensar nem dar a entender ao perdido, que a salvação é adquirida pelo fato de alguém levantar a mão, deixar de fumar, recusar bebida forte, e abandonar todos os vícios. Se o homem pudesse salvar-se, só por exercer o poder da vontade, Deus não teria dado seu Filho para sofrer a agonia do Getsêmane e do Calvário.

3. Não é magnetizá-las: A alma atraída pela personalidade ou eloquência do pregador permanece fiel só durante o tempo que o pregador fica com ele. “Meu ensino e a minha pregação não foram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (1 Coríntios 2:04 e 05). O grande numero de almas que Paulo ganhou para Cristo, não foi atraído pela personalidade do apóstolo. “Sua presença corporal era fraca” (2 Coríntios 10:10).  

Diz-se que Jônatas Edwards, escrevia seus sermões por extenso, lia-os em voz monótona, pagina por pagina, segurando o manuscrito perto dos olhos por que era míope e, apesar disto, algumas vezes o auditório agarrava-se aos bancos com medo de cair no inferno dos pecadores, tão vividamente representado em palavras de fogo, e de tal forma, que multidões foram conquistadas para Deus. Era a Palavra do Senhor que os atraía e não a personalidade do homem.

Ganhar almas é:
É pescar:Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:19). Eu vos farei! Então, os pescadores de homens são feitos por Cristo. Todos os dons necessários, Ele lhes concede. "…serás pescador de homens” (Lucas 5:10).

A palavra nesta passagem no original traduzida literalmente, quer dizer: “apanhar homens vivos”, dando a ideia de salvá-los completamente do perigo mais horrível. Encontra-se esta palavra só uma vez mais nas Escrituras, em (2 Timóteo 2:26), “E se livrem do laço do diabo, tendo sido feitos cativos (apanhados vivos) por ele…”. Satanás também apanha almas vivas. Que hoste grande de cativos ele está conduzindo para o inferno! Alguns dos nossos queridos estão nesta procissão, e nós permaneceremos inativos?

2. É ceifar:Rogai, pois, ao Senhor da seara, que envie trabalhadores para a sua seara”. (Mateus 9:38). Não é o dinheiro, nem os crentes, que envia o ceifeiro para suportar o calor, e o labor do dia inteiro, mas, sim “o Senhor da seara”. (Salmos 126:05 e 06).

3. É procurar o que se havia perdido: Toda a circunvizinhança comove-se ao saber que uma criancinha se perdeu no deserto. O pastor fiel não pode descansar, nem provar comida, a noite inteira, se não achar a ovelha perdida. Leia completamente Lucas 15 e peça a Cristo que lhe dê sua compaixão abrasadora para com um mundo pródigo, e lhe ensine a procurar almas perdidas.

4. Ganhar almas é privilégio supremo do crente: Nem a Gabriel, nem a Miguel, nem a qualquer dos anjos dos céus, é permitido participar desse gozo de ganhar almas. Os anjos como sabemos são espíritos e não tem corpos humanos, jamais os anjos poderiam dizer: Jesus me salvou me curou etc. Somente aos homens e mulheres que passaram pela experiência da salvação, foi-lhes permitido pregar o Evangelho e ganhar almas. (Daniel 12:03).

---

Fonte: Marcos Moraes, extraído do site da CONAMPE.

Fogo para Missões

Postar um comentário

0 Comentários