#163 - SÉRIE SALVAÇÃO - QUEM PODE SER SALVO? EU POSSO SER SALVO?

"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."
Romanos 10:09



Resposta: Jesus ensinou claramente em João 3:16 que Ele salva qualquer um que acreditar nEle: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Esse "todo o que nele crê" inclui você e qualquer outra pessoa no mundo.

A Bíblia diz que, se a salvação fosse baseada em nossos próprios esforços, ninguém poderia ser salvo: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23). Salmo 143:02 acrescenta: "... à tua vista não há justo nenhum vivente." Romanos 3:10 afirma: "Não há justo, nem um sequer."

Nós não podemos salvar a nós mesmos. Em vez disso, somos salvos quando cremos em Jesus Cristo. Efésios 2:08 e 09 ensina: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Nós somos salvos pela graça de Deus, e a graça, por definição, não pode ser conquistada. Não merecemos a salvação; nós simplesmente a recebemos pela fé.

A graça de Deus é suficiente para cobrir todo o pecado (Romanos 5:20). A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que foram salvas de um passado bem pecaminoso. O apóstolo Paulo escreveu a cristãos que tinham vivido em uma variedade de condições pecaminosas, incluindo a imoralidade sexual, a idolatria, o adultério, o homossexualismo, o roubo, a ganância e a embriaguez. Mas Paulo diz que, após a salvação, "vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6:09 ao 11).

O próprio apóstolo Paulo foi um perseguidor dos cristãos, aprovando a morte de Estêvão (Atos 8:01) e prendendo os cristãos e jogando-os na prisão (Atos 8:03). Ele escreveu mais tarde: "a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" (1 Timóteo 1:13 ao 15).

Deus muitas vezes escolhe salvar candidatos improváveis para servir os Seus propósitos. Ele salvou um ladrão na cruz com apenas alguns minutos de vida (Lucas 23:42 ao 43), um perseguidor da igreja (Paulo), um pescador que lhe havia negado (Pedro), um soldado romano e sua família (Atos 10), um escravo fugitivo (Onésimo em Filemom) e muitos outros. Não há ninguém que vá além da capacidade de Deus de salvar (Isaías 50:02). Devemos responder com fé e receber o Seu dom gratuito da vida eterna.

Quem pode ser salvo? Uma coisa é certa - você pode, se receber Jesus Cristo como o seu Salvador! Se você não tiver certeza de que aceitou Jesus como o seu Salvador, responda agora com uma oração semelhante a esta:

"Deus, sei que sou um pecador e nunca poderia chegar ao céu por minhas próprias boas obras. Agora eu coloco a minha fé em Jesus Cristo como o Filho de Deus que morreu por meus pecados e ressuscitou dos mortos para me dar a vida eterna. Por favor, perdoe-me dos meus pecados e ajuda-me a viver para ti. Obrigado por me aceitar e me dar a vida eterna."

Como posso ser salvo?
Esta simples, mas profunda, questão é a mais importante que alguém possa fazer. A pergunta "Como posso ser salvo?" trata de onde passaremos a eternidade depois que as nossas vidas neste mundo acabarem. Não há questão mais importante do que o nosso destino eterno. Felizmente, a Bíblia é bastante clara sobre como uma pessoa pode ser salva. O carcereiro de Filipos perguntou a Paulo e Silas: "Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?" (Atos 16:30). Paulo e Silas responderam: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (Atos 16:31).

Por que preciso ser salvo?
Somos todos infectados com o pecado (Romanos 3:23). Nascemos com o pecado (Salmos 51:05), e todos nós pessoalmente escolhemos pecar (Eclesiastes 7:201 João 1:08). O pecado é o que nos tira a salvação por nos separar de Deus e nos colocar no caminho para a destruição eterna.

Salvo de quê?
Por causa do nosso pecado, todos nós merecemos a morte (Romanos 6:23). Enquanto a consequência física do pecado seja a morte física, ela não é o único tipo de morte que resulta do pecado. No fim das contas, todo pecado é cometido contra um Deus eterno e infinito (Salmo 51:04). Por causa disso, a penalidade justa para o nosso pecado também é eterna e infinita. Precisamos ser salvos da destruição eterna (Mateus 25:46Apocalipse 20:15).

Como Deus providenciou a salvação?
Já que a justa penalidade para o pecado é infinita e eterna, só Deus poderia pagá-la porque só Ele é eterno e infinito. No entanto, Deus, em Sua natureza divina, não podia morrer, por isso tornou-se um ser humano na pessoa de Jesus Cristo. Deus assumiu a carne humana, viveu entre nós e nos ensinou. Quando as pessoas rejeitaram a Ele e à Sua mensagem, ao ponto de procurarem matá-lo, Ele voluntariamente se sacrificou por nós, permitindo que o crucificassem (João 10:15). Porque Jesus Cristo era humano, Ele podia morrer; e porque Jesus Cristo era Deus, a Sua morte tinha um valor eterno e infinito. A morte de Jesus na cruz foi o pagamento perfeito e completo para o nosso pecado (1 João 2:02). Ele tomou sobre Si as consequências que merecíamos. A ressurreição de Jesus dentre os mortos demonstrou que a Sua morte foi realmente o sacrifício perfeitamente suficiente para o pecado.

O que preciso fazer?
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (Atos 16:31). Deus já fez tudo o que precisava ser feito. Tudo o que você deve fazer é receber, em fé, a salvação que Deus oferece (Efésios 2:08 e 09). Totalmente confie somente em Jesus como o pagamento por seus pecados. Acredite nele e você não perecerá (João 3:16). Deus está lhe oferecendo a salvação como um dom. Tudo que você tem a fazer é aceitá-la. Jesus é o caminho da salvação (João 14:06).

Você tomou uma decisão por Cristo por causa do que você leu aqui?
Se sim, por favor clique no link "Aceitei Cristo hoje" abaixo.

---

Fonte: Este texto foi inspirado e parte de seu conteúdo foi extraído do portal GotQuestions em português, clique AQUI e AQUI para acessar este site, levantado e promovido por voluntários treinados e dedicados que têm o desejo de ajudar outras pessoas em sua compreensão de Deus, Escrituras, salvação e outros tópicos espirituais.

Fogo para Missões

0 comentários:

Postar um comentário

Você está no BlogFpM, blog oficial do ministério Fogo para Missões.

Você pode também nos acompanhar no facebook.com/fogoparamissoes, onde você poderá curtir, seguir, reagir às publicações, compartilhar, comentar, pode até deixar aquele seu "amém", mas acima de tudo, queremos que você se sinta incentivado, encorajado e provocado a envolver-se pessoalmente na proclamação do Evangelho, das Boas Novas de Jesus Cristo.

Seu comentário é importante para que possamos avaliar o alcance de nossa proposta. Se você possui site, blog ou twitter, deixe seu link para que o visitemos também! Se desejar, nos acompanhe também pelo twitter.com/fogoparamissoes.

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO PUBLICADOS APÓS MODERAÇÃO.