"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."
Romanos 10:14 e 15

Este texto da carta do Apóstolo Paulo aos romanos é incrivelmente interessante, pois Paulo, leva os irmãos em Roma, através de seu raciocínio aparentemente simples, a reconhecer sua grande responsabilidade diante da tarefa de anunciar o evangelho.



Na internet existe um desenho bastante simples, mas que da mesma forma pode nos levar a pensar sobre nosso papel, nossa responsabilidade diante desta mesma tarefa, a qual hoje chamamos Missões. Não, não fomos nós quem fizemos o desenho, apenas acrescentamos a legenda, e sim, pode ser que muitos dos leitores já tenham visto este desenho antes, mas nunca é demais, afinal Paulo escreveu e nós fazemos sempre a mesma pergunta: quem deu crédito a esta pregação?

Edit #01 -  Fomos informados que a ilustração acima foi criada por Gilson de Moura, do Blog Missões e Adoração, e como já havíamos escrito no artigo, não fomos nós quem criamos e temos muita alegria em, não apenas descobrir o autor deste didático desenho como, honrar seu trabalho creditando o mesmo. Glória a Deus por sua vida Prof. Gilson.

Fogo para Missões
"Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor."
Romanos 16:22



Imagine-se deixando seu lar, sua família, sua comunidade e tudo que lhe é conhecido para servir ao Reino, em um lugar desconhecido, onde muitas vezes há até mesmo perseguição e hostilidade por você simplesmente levar a palavra da Verdade. Imagine agora que todos os seus conflitos e lutas pessoais são acompanhados destas perseguições e, solidão.

Esta é a realidade de muitos missionários que se encontrar dentro e fora do Brasil, embora saibam que o SENHOR está com eles, muitas vezes lhes faltam uma palavra amiga, como a que eu e você temos ao conversarmos com um irmão no final de um culto, ou numa célula.

Você pode ser este amigo, que embora distante, leva até eles uma palavra de ânimo, de encorajamento, de apoio. E nós queremos encorajar você a gastar um tempo, escrever uma carta, ir até a caixa dos correios e enviar (como antigamente), esta palavra para um irmão distante e tão importante para o Reino, um irmão missionário.

Agora se imagine recebendo uma correspondência, de alguém que você não conhece, não um e-mail, mas uma carta escrita à mão, onde você pode ler entre outras palavras: "...estou orando por você, não desanime, não pare...", imagine-se sendo lembrado.

COMO POSSO ESCREVER MINHA CARTA?
Aconselhamos você a buscar junto à liderança de sua igreja local, informações e endereços de missionários ligados a sua igreja, afinal precisamos apoiar principalmente os domésticos da fé, mas se você quer escrever também para outros missionários, glória a Deus por sua iniciativa.

Para facilitar ainda mais este seu importante contato, tínhamos disponibilizado em nosso site, uma página com uma lista de ministérios e agências missionárias com os quais você poderia entrar em contato e receber informações e endereços de missionários que estão em campos no Brasil ou no exterior, e assim escrever suas cartas. (Mas você ainda pode fazer isso de forma bastante eficaz, falando com seu pastor, sobre alguma família missionária de sua igreja. Também temos algumas famílias que divulgamos, e você pode encontrar em nossas publicações aqui do BlogFpM).

Para te incentivar ainda mais, decidimos deixar, inclusive, uma carta modelo, mas lembre-se, é apenas um modelo, queremos encorajar você à escrever sua própria carta, com as palavras que o SENHOR lhe ministrar.

Tome sempre o cuidado de ser encorajador em suas palavras.

CARTA MODELO
Graça e paz Miss. (nome do missionário).

Não nos conhecemos mas tomei conhecimento de seu chamado e resolvi lhe escrever para lhe dizer que estou orando por você. Embora eu não possa fazer muito, sou grato por poder lhe escrever esta carta e assim dizer que sua disposição e fé me encoraja também, quero que saiba que eu e minha família estamos orando a Deus por você, para que o SENHOR renove suas forças, abra portas para seu chamado e lhe conceda graça e misericórdia para combater o bom combate.

Em Jesus Cristo, nossa Esperança, graça e paz.

"Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."
Isaías 40:31

(seu nome)

MAS ATENÇÃO!!!
Se você deseja enviar cartas à missionários que estão em países ou áreas de perseguição e hostilidade à fé cristã, são necessários alguns cuidados, pois é preciso lembrar que a vida destes irmão corre constante perigo.

O site Portas Abertas oferece uma lista de endereços e de irmãos que se encontram em regiões nesta condição, mas lembre-se, para estas cartas tome os seguintes cuidados:
  • Seja positivo e encorajador, enviando uma mensagem breve, incluindo sempre alguns versículos bíblicos pois palavras escolhidas certamente farão diferença e a confiança do missionário crescerá pela Palavra;
  • Não mencione, nunca, nenhuma organização, igreja ou agência missionária em sua carta;
  • Não coloque seu endereço completo, mas apenas seu nome e seu país;
  • Não faça críticas políticas ou religiosas, concentre-se em apoiar o missionário, lembre-se que ele se encontra em região de conflito;
---

Observação: Este texto foi editado em 18 de fevereiro de 2017.
Se você quer mais informações, deixe um comentário ou nos escreva através do formulário de contato ao lado!

Fogo para Missões
"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6:19 a 33




Este vídeo, com quase uma hora de duração, tráz uma palavra desafiadora e bem atual ministrada pelo Pr. Juliano Son, membro e líder do ministério Livres para Adorar. Recentemente recebemos pelo FaceBook a indicação deste vídeo e divulgamos muito no Twitter, porque esta mensagem certamente chamará sua atenção.

Vivemos em tempos de distorções das prioridades enquanto oramos para que o SENHOR nos desperte em missões, o que temos sido na vida de outras pessoas. Uma frase que usamos sempre: antes de fazer, seja, neste caso vai como: antes de ter, seja!

Confere aí!

Apoiamos o ministério Livres, que a utilizamos e divulgação deste vídeo permita a você conhecer mais deste ministério sério e engajado no Reino, considere investir nele, saiba mais em livresparaadorar.com.br.

Equipe FpM

“Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; fique o caso convosco”
Mateus 27:24

O que cristãos têm a ver com os problemas dos centros urbanos? Por que devem os cristãos se envolver com o social? No final das contas, existem duas atitudes que eles podem adotar com relação ao mundo. Uma é a fuga, outra é o engajamento. 

Fugir” significa voltar as costas ao mundo em rejeição, lavar as mãos das coisas do mundo, mesmo sabendo, como Pilatos , que nem assim desaparece a responsabilidade, e endurecer o coração aos agonizantes gritos de socorro.

Engajar-se”, por outro lado, significa voltar o rosto para o mundo em compaixão, sujar as mãos, sofrer e gastar-se a serviço deste e sentir no fundo do ser o comovente e incontido amor de Deus.

Viver dentro da igreja em comunhão uns com os outros é mais conveniente do que servir em um ambiente externo apático ou mesmo hostil. Ao invés de tentarmos fugir à nossa responsabilidade social precisamos abrir os ouvidos e escutar a voz daquele que conclama seu povo em todo tempo a sair. 

Missão é a nossa resposta humana à divina comissão. É todo um estilo de vida cristã, que tanto inclui evangelismo quanto responsabilidade social, sob a convicção de que Cristo nos envia ao mundo assim como o Pai a ele o enviou. Por que devem os cristãos se envolver com a responsabilidade social?

1º O SENHOR É DEUS TANTO DA JUSTIÇA QUANTO DA JUSTIFICAÇÃO
“que faz justiça aos oprimidos; que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados; o SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos; o SENHOR guarda os estrangeiros; ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios”
Salmos 146:79

2º. O SENHOR NOS ENVIA, COMO O PAI O ENVIOU - João 20:21
“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”
Atos 10:38

Se a missão cristã é para ser modelada pela missão de Cristo, ela certamente implicará — assim como Ele o fez — penetrarmos no mundo das pessoas. Isto significa entrar no mundo dos seus pensamentos, da sua tragédia e solidão, a fim de compartilhar Cristo com eles lá onde eles estão.

Significa disposição para renunciar a conforto e à segurança de nossa própria formação cultural, a fim de nos doarmos em serviço a indivíduos de outra cultura, de cujas necessidades quem saber jamais tenhamos conhecimento ou experiência. 

3º NÃO SE DEVE SEPARAR FÉ DE AMOR
Ao caminharmos pelas Escrituras, podemos ver em todos os apóstolos a mesma ênfase na necessidade de obras de amor.

Tiago 2:17 e 18 - fé sem obras é morta.
I João 3:17 – aquele que tem recursos, deve repartir com quem não tem.
Tito 2:14 – somos um povo zeloso de boas
Efésios 2:10 – Fomos criados para boas obras
Gálatas 5:06 – a única coisa que tem valor é a fé que atua pelo amor

Portanto, temos a surpreendente seqüência de fé, amor e serviço; a verdadeira fé se expressa pelo amor, o verdadeiro amor se revela através do serviço. Fé salvadora e amor salvador caminham lado a lado; onde quer que um deles falte faltará também o outro. Nenhum deles pode subsistir sozinho.

Que faremos diante dos desafios das nossas metrópoles? Lavaremos nossas mãos como Pilatos, tentando nos isentar da responsabilidade frente a um mundo não apenas sem salvação, mas sem pão, sem roupas, sem casa, sem esperança? 

Busquemos o equilíbrio bíblico em nossas igrejas – ofereçamos ao mundo perdido o Pão vivo que desceu do céu – JESUS, sem, no entanto nos esquivarmos da ordem de Jesus a multidão faminta – “dai-lhes vos mesmos de comer” (Lucas 9).

"Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações."
Esdras 8:23


Em nossas comunidades temos diariamente uma experiência que podemos até mesmo não notar: a liberdade. Nesta liberdade podemos saltar de alegria, ser loucos por Jesus ou adoradores extravagantes, mas existe uma parte desta mesma Igreja que não experimenta tal previlégio, a parte que chamamos de Igreja Perseguida.

Esta Igreja também salta de alegria, mesmo diante da morte, não encare isso como algo poético ou romântico, sua dor é real. Os cristãos desta Igreja também são loucos por Jesus, à ponto de não negarem sua fé por nada, os adoradores desta Igreja levam sua extravagância a um nível alto demais para muitos de nós compreendermos, são pais, mães, filhos, maridos, esposas, são amados preciosos, dos quais certamente o mundo não é digno. 

Sim, também temos nossas lutas, e perseguições também, mas agora pense nestas mesmas situações num  lugar onde não há tempo para conflitos existenciais, para birras e divisões, onde simplesmente não há tempo. Podemos aprender muito com esta preciosa parte da Igreja, com a seriedade de sua fé, de seu testemunho.

Não devemos sentir culpa pela liberdade que desfrutamos, mas é nosso dever refletir e tomar uma postura diantes destas duas verdades: o que fazemos com esta liberdade? e o que fazemos pela Igreja Perseguida? Você pode até dizer que não há muito o que se fazer... mas não se esqueça da oração.

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
Tiago 5:16

Fogo para Missões

Somente após tomarmos conhecimento de algumas estatísticas sobre o campo missionário e sobre missões conseguiremos ter uma real ideia do tamanho da missão que temos e da importância da união de cada crente em torno dessa grandiosa missão dada por Deus, que começa onde moramos e se estende por todo o mundo. Vejamos alguns números interessantes e importantes:

"Uma avaliação recente estima que existem cerca de 2.227 grandes grupos de povos ainda não alcançados. Trata-se de um gigantesco desafio, considerando-se alguns aspectos:
  • Em cada grupo escondem-se em média dois ou três grupos menores, o que perfaz um total de mais 6.000 povos (não alcançados pelo evangelho);
  • Trata-se dos povos mais resistentes ao longo da história do cristianismo;
  • Mais de 70% vivem debaixo de regimes hostis ao cristianismo, em bolsões de extrema pobreza, convivendo com cenários de guerra, crises ambientais, e tensões étnicas;
  • São povos dominados por religiões infiltradas a milhares de anos nas culturas, sociedade e governo.” 
Fonte: Pioneiros

Como vimos, as estatísticas são alarmantes! São muitas as pessoas que ainda não conhecem as boas novas da salvação, e as dificuldades de se chegar até elas são grandiosas. Ainda temos outros milhares de grupos que estão bem próximos de nós e que também desconhecem a obra de Jesus.

Trata-se de um trabalho difícil e grandioso, mas plenamente possível, e que precisa do envolvimento direto e indireto de todos os cristãos. Você e eu precisamos nos envolver! 

Deus deu a cada um de nós a possibilidade de colaborar. Ninguém pode dizer que não pode fazer nada. Todos temos possibilidades, ainda que pequenas.  As estatísticas sobre missões te mostram alguma coisa? O que o seu coração sente diante deste fato?

Procure conhecer um ministério ou agência missionária, entre em contato com eles, ore por eles, invista financeiramente em missões, invista seu tempo em missões, se envolva com algum trabalho local, ou mesmo transcultural, diga SIM ao seu chamado como parte deste Corpo, como parte desta responsabilidade.

Breve estaremos dispobilizando no site www.fogoparamissoes.com o acesso a dezenas de agências e ministérios sérios comprometidos verdadeiramente em reverter este quadro, não por números, mas por almas, fique ligado.

Lembre-se:
"Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela."
I Coríntios 12:26 NTLH

"E disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura."
Marcos 16:15


Texto original: Blog Missão Pregai (http://missaopregai.blogspot.com)


“ Dou graças a Deus todas as vezes que me lembro de voces. E todas as minhas orações em favor de voces, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês tem dado ao evangelho.“
Filipenses 1:03 a 05

Sete tipos de orações segundo o apóstolo Paulo:

1 - OREMOS PELAS PORTAS ABERTAS -  Colossenses 4:02 e 03
Nem todas as portas estão abertas. Muitos missionarios trabalham em países de difícil acesse, ou em áreas resistentes ao evangélio, mas ainda que haja portas abertas, ainda pode haver corações fechados.
• Oremos para que Deus dirija os missionário a transpor as barreiras,e que encontram corações preparados para receber sua palavra.
• Oremos para que Deus abra as portas para o ministério, para os relacionamentos e amizades.
• Oremos para que ele sejam dirigidos pelo Espírito Santo, e possam reconhecer as oportunidades.

2 - OREMOS POR INTREPIDEZ - Efésios 6:19 e 20
• Ministrar com eficiencia em outras culturas e idiomas.
• Vencer a oposição das forças fo mal.
• Vencer o temor da vergonha e fracasso.

3 - OREMOS PARA QUE A PALAVRA DE DEUS SE PROCLAME SEM OBSTÁCULOS - II Tessalonicenses 3:01
Os obstásculos tem que ser removidos para que a palavra de Deus flua livremente. Satanás está enpenhado em colocar obstáculos ao trabalho de Deus, e tem que ser resistido (Tiago 4:07). Do mesmo modo que Arão e Hur sustentarão os braços de Moises na batalha contra os amalequitas (Êxodo 17:12), voce pode sustentar os braçcos braços cansados dos missionarios com tuas orações. Lembra-te que nossa luta é contra as forças espirituais que podem atacar em qulquer área (Efésios 6:10 a 18).

4 - OREMOS POR PROTEÇÃO - II Tessalonicenses 3:02
• Oremos para Deus proteja os que trabalham em sua obra em lugares dificeis e onde há perseguições.
• Oremos para que Deus trasforme os corações daqules que se opõe a sua palavra e sua mensagem.

5 - OREMOS PARA QUE HAJA HARMONIA E ACEITAÇÃO DA PARTE DOS CRISTÃOS - Romanos 15:30 e 31
A Cooperção e o apoio são esenciais em missões, como também para o progresso do trabalho.
• Oremos para que o ministério e as atitudes dos missionários sejam dignos de aceitação e que seus colégas e outros crentes os apoiam.

6 - OREMOS POR DIREÇÃO E PROTEÇÃO DE DEUS EM SUAS VIAGENS - Romanos 15:32
Os missionários viajem frequentemente, e seu meio de trasporte vária muito. As viajens muitas vezes causam tensões.
• Oremos por proteção, por condições favoraveis, pelos vistos e liberações, etc. que são coisas que necessitam quando viajam.

7 - OREMOS POR ÂNIMO - Romanos 15:32
• Oremos parea que os missionários busquem ao Espirito Santo, e sejam reanimados por Ele.
• Oremos para que eles tenham disciplina para estudar a Bíblia , de oarar com fidelidade, para que Deus recomprense sua atitudes em público.
• Oremos para que eles tenham bons relacionamentos com outros cristãos.

O apóstolo Paulo sabia quais eram as grandes necessidades de um missionário: "...vos rogo, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam comigo nesta luta, e que orem a Deus por mim. De apóstolo Paulo a igreja de Roma".

"...porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!..."
Romanos 10:13 a 15



Dez motivos para NÃO SER um missionário:
1. Você quer que as pessoas pensem que você é aventureiro, corajoso e nobre;
2. Você tem medo de compartilhar o evangelho com pessoas da sua própria cultura;
3. Você deseja “civilizar” outras culturas, especialmente de acordo com a sua própria civilização;
4. Você já tentou outras coisas e não sabe mais o que fazer;
5. Você pensa que isso finalmente te trará a satisfação e a paz que você tem procurado;
6. Seus pais eram missionários e você quer continuar os negócios da família;
7. Você deseja ver o mundo;
8. Sua igreja é muito voltada para missões e você não quer parecer menos espiritual por não fazer o que todo mundo também está fazendo;
9. Você gosta de construir casas para as pessoas;
10. Você pensa que isso te fará mais justo perante Deus.

Dez motivos para SER um missionário:
1. Você adora Deus com todo o seu coração e é consumido pelo desejo de anunciar sua Glória para todos os povos;
2. Você ama compartilhar o evangelho com os não crentes ao seu redor e gostaria de fazer o mesmo em outra cultura;
3. Você deseja ver o arrependimento e a fé que vem de Deus salvando uma cultura tão necessitada quanto a sua;
4. Você sente um chamado irresistível para pregar o evangelho e compartilhar o amor de Deus em outro país, e amigos seus que são maduros na fé também vêem esse caminho para você;
5. Você sente tanta alegria e satisfação em Jesus que não consegue simplesmente não querer servir os perdidos ao redor do mundo;
6. Deus usou seus pais missionários para fazer crescer em você um amor pelos eleitos de Deus espalhados pelo mundo que nunca ouviram o evangelho;
7. Você quer ver o mundo cheio da alegria e da glória de Deus;
8. Sua igreja muito voltada para missões te convenceu que seus medos e seu egoísmo estão te impedindo de perseguir sua vocação missionária;
9. Você gosta de plantar igrejas que ensinam e doutrinam seus próprios membros para diversos serviços;
10. Você é justo perante Deus mediante Jesus Cristo e deseja compartilhar essa mesma verdade com os outros.

---

Fogo para Missões
Primeiramente, glória a Deus por sua vida, pois se você chegou ao BlogFpM é porque certamente quer viver e ser canal de um grande avivamento, um avivamento que resulta em salvação.

Nosso desejo é poder contribuir de alguma forma para uma consciência missionária, e mais, um avivamento que nos leve a uma maior compreensão deste importante chamado para toda a Igreja.