#36 - PORQUE MISSÕES...

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."
Mateus 28:19 e 20

Porque missões?

Missões não é um ministério, aliás como já escrevi antes aqui mesmo no BlogFpM: a palavra ministério significa serviço, e não o contrário, embora não seja difícil encontrar "ministérios" em situações alarmantes em nossa nação, situações que muito me lembra o disputa dos discípulos sobre quem seria maior entre eles (Marcos 9), situações onde servir é um pretexto para aparecer, estar num determinado lugar para ajudar é uma ótima oportunidade de aparecer nos holofotes e dizer: "...eu estava lá".

Missões é uma resposta natural ao amor, assim como adoração não está limitada a um determinado estilo musical, missões é um chamado dentro do chamado, devendo ser o resultado de qualquer ação, coletiva ou individual, pública ou anônima, nunca obrigatória. O Brasil é um país rico do evangelho, os crentes brasileiros podem livremente comprar suas bíblias, e também seus livros, CDs e DVDs, e se alimentar espiritualmente das mais variadas formas, ainda que alguns destes alimentos possam causar intoxicações e complicações para a saúde espiritual, mesmo assim o Brasil tem este rico acesso às verdades contidas nas Escrituras, embora pouco aproveitado.

Recordo-me de uma história que ouvi a alguns anos através da rádio BBN, a história conta que um determinado pastor, do Brasil, em visita a África, chegou a uma aldeia a tempo de presenciar uma celebração naquela mesma manhã.

O culto começou com o pregador local citando uma passagem do evangelho segundo Lucas, e após algumas horas de pregação acompanhada de fervorosa oração, um segundo pregador tomou a palavra e começou seu sermão com a leitura de outro trecho do mesmo livro de Lucas, passando o segundo a pregar por aproximadamente uma hora e meia, abordando com alegria as verdades contidas naquele texto, e assim encerrou sua mensagem.

Houve uma pausa para que todos se alimentassem, mas logo se reuniram novamente para que a celebração continuasse, logo subiram o terceiro e também o quarto pregador, já ao fim da tarde, ambos baseando suas ricas e arrebatadoras mensagens no mesmo Evangelho Segundo São Lucas, seguidos sempre pela comunidade local que se alegrava e orava com fervor.

Após o encerramento do culto, um dos nativos que estava próximo ao pastor brasileiro lhe disse, com ajuda de um interprete: "...os cultos no Brasil devem ser incríveis, pastor Fulano", o pastor brasileiro, sem compreender o comentário, pergunta: "...porque o irmão diz isso?" e prontamente, o irmão norteafricano responde: "...porque vocês, no Brasil, possuem toda a Escritura traduzida para sua língua".

Quando ouvi este testemunho fiquei sem palavras, tive a certeza de que minhas opiniões, infelizmente, não estavam tão equivocadas assim: se avaliarmos a proporção de conhecimento do evangelho a que temos acesso e as oportunidades que a liberdade nos imprime, com o quanto deste evangelho que temos realmente vivido e alcançado outras vidas para a Eternidade, perceberemos duas situações igualmente alarmantes: ou não entendemos nada sobre a Obra redentora de Jesus e nosso papel no processo de anunciar esta Boa Nova, ou estamos voluntariamente virando as costas para a grande comissão com desculpas por conta de um comodismo egoísta e carnal, em ambos os casos, uma realidade preocupante.

Porque missões? Por que se respiramos hoje como filhos, limpos e perfumados, é porque o Pai nos recebeu de braços abertos quando nos era garantida a sujeira, a vergonha e a morte. Portanto, se hoje respiramos justificados, como crentes, como cristãos que afirmamos ser, levamos em cada respiração a responsabilidade de anunciar este Deus que nos amou.

Missões não é um titulo, não tem nada a ver com uma marca, uma grife ou um slogan, missões tem a ver com o caminhar diário, disposição diária, santidade diária, missões tem a ver com o compreender quem éramos, quem é Jesus e quem nos tornamos Nele.

Fogo para Missões

3 comentários:

  1. Olá Graça e Paz.
    Muito bom e divertido este blog, Deus abençoe vcs.
    Quero compartilhar também o nosso dê uma olhadinha e se desejares nos seguir ficaremos felizes.
    Josiel Dias
    Mensagem edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. GRAÇA E PAZ MEUS AMADOS IRMÕES EM CRISTO, ESTOU MUITO FELIZ POR TE-LO EM MEU BLOG, E MAIS FELIZ AINDA POR PODER PARTICIPAR DESSE PROJETO DE ORAÇAO SAIBA QUE EU JÁ BAIXEI O CALENDÁRIO E ESTAREI ORANDO, AJUDANDO NESSE TRAJETO, E CADASTREI TAMBÉM O MEU E-MAIL PARA RECEBER SUAS NOTÍCIAS, CONTINUE SEMPRE NESSE PROJETO POIS DEVEMOS FAZER A NOSSA PARTE QUE DEUS CONSERTEZA FARÁ O DELE POIS ELE É FIÉL E ESTÁ VENDO O NOSSO ESFORÇ, PARA COM A SUA OBRA, CREIO QUE EDIFICARAM MUITAS VIDAS, SAIBAM QUE TUDO COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A CRISTO, DEUS ESTÁ NO COMTROLE DESSA SITUAÇÃO, GRAÇA E PAZ E FIQUEM COM UM ABRAÇO DE DEUS PAI E UM MEU.

    ResponderExcluir
  3. PEssoal, obrigado pela participação no Blog www.paradoxojovem.blogspot.com ! Estaremo orando, um grande abraço para vocês, que Deus os ouça! Abraço,

    Att, Douglas Flores

    ResponderExcluir

Você está no BlogFpM, blog oficial do ministério Fogo para Missões.

Você pode também nos acompanhar no facebook.com/fogoparamissoes, onde você poderá curtir, seguir, reagir às publicações, compartilhar, comentar, pode até deixar aquele seu "amém", mas acima de tudo, queremos que você se sinta incentivado, encorajado e provocado a envolver-se pessoalmente na proclamação do Evangelho, das Boas Novas de Jesus Cristo.

Seu comentário é importante para que possamos avaliar o alcance de nossa proposta. Se você possui site, blog ou twitter, deixe seu link para que o visitemos também! Se desejar, nos acompanhe também pelo twitter.com/fogoparamissoes.

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO PUBLICADOS APÓS MODERAÇÃO.