#31 - COMO ASSIM, DE MADRUGADA A FILA É MENOR?

Olá pessoal, esta semana uma jovem recém convertida fez uma pergunta realmente incrível: "porque se fala tanto que orar de madrugada é melhor?" já me disseram que é porque a fila é menor, mas o que isso quer dizer?  A pergunta gerou uma séria de reflexões sobre o assunto, foi e está sendo realmente edificante.

Muitos de nós temos perguntas aparentemente simples como esta, porém igualmente importantes, perguntar é bom, e melhor ainda é saber que uma simples pergunta pode nos levar a pensar, buscar respostas mais profundas que nos levem à um verdadeiro culto racional, devemos buscar respostas que vão além dos jargões e frases feitas, isso é bom e agradável ao SENHOR.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional..." Romanos 12:01


Isso me lembra o texto de Atos 17:11, onde os bereianos nos dão uma lição de culto racional, examinando as escrituras para saber se o que Paulo dizia era realmente verdade, e o que Paulo achou disso? Ele os chamou de honrados. Desta forma, deixo aqui mais uma linha de raciocínio sobre o assunto...

Em Marcos 14:32 a 42 vemos Jesus no Getsêmani, é verdade que estes poucos versículos nos dão uma enormidade de ensinamentos, mas atentando apenas para a questão da oração na madrugada o que vemos? Jesus chamando Pedro, Tiago e João para vigiar com Ele, vemos Jesus confidenciando à eles sua angústia, pedindo que aguardassem em vigia, enquanto Ele subia para orar ao Pai.

Nesta sequência anérgica e aflita de versículos, Jesus apresenta ao Pai sua queixa por três vezes, algo incomum à um judeu, isso mostra a profundidade de sua aflição, porém sempre que voltava de suas orações, eles estavam dormindo. Enquanto eles dormiam, a decisão da cruz estava sendo tomada entre Jesus e o Pai.

É nesta mesma sequência de versículos que encontramos uma frase muito conhecida daqueles que, inadvertidamente, caem em tentações: "...a carne é fraca". No versículo 38 do capítulo 14, Jesus diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." ou seja, a carne só é fraca quando não se vigia e ora, e naquele momento não era bem isso o que os discípulos faziam.

Em Provérbios 8:17 está escrito: "Eu (SENHOR) amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.", sabemos que no original não deve ser lido madrugada, a melhor tradução é algo como, insistentemente. Porém a tradução como madrugada é claramente um sinal de insistência, diligência e também perseverança, outras palavras também usadas em traduções para este versículo.

Pedro teve uma visão quanto ao chamado apostólico aos gentios, enquanto orava próximo a hora sexta, ou seja, perto do meio-dia quando então teve fome (Atos 10:09), Pedro deveria estar em jejum, em consagração, em diligência, por isso, mesmo ao meio dia teve uma grande visão.

Eu entendo com isso, que pouco adianta orar de madrugada se o contexto de sua vida não for em santidade. Devemos tomar o cuidado de não fazer da "oração das madrugadas" e ou mesmo nos montes, como um ritual para buscar o SENHOR, sendo na verdade um tempo especial de comunhão, não impedindo que este mesmo SENHOR esteja livre para nos falar a qualquer hora do dia.

Não creio que exista, para Deus, uma "hora especial" para ouvir nossas orações, mas, sem dúvidas, orar de madrugada requer disposição, e por isso o SENHOR retribui aos que com Ele vigiam, com experiências de comunhão únicas, assim como a Pedro que, em consagração teve sua experiência próximo ao meio-dia.

Consideremos por exemplo, um profissionais que, como os funcionário do 3º turno da empresa em que trabalho, trabalham de segunda a sábado operando máquinas em horário controlado para refeição, para estes horário de sono, de repouso será durante o dia, portanto para este talvez seja exigido maior disposição ao orar meio-dia, e o SENHOR certamente o recompensará.

Portanto, seja de madrugada ou ao meio-dia, o importante é que se disponha de um tempo apenas entre você e o Pai, e digo mais, sem colocar o CD como fundo musical, sem influências de ministrações, seja você... mas isso é outro assunto.

Um segredo que aprendi, e que tem melhorado muito minha compreensão dos textos bíblicos é este, comparar sempre escrituras com escrituras, coisas espirituais com espirituais (I Coríntios 2:13), buscando respostas em textos que se complementem. Isso me lembra uma velha máxima, pouco conhecida de muitos pregadores atuais, a de que texto sem contexto é pretexto.

Fogo para Missões

14 comentários:

  1. Na verdade o versículo "Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão" é a SABEDORIA que está falando e não Deus; neste capítulo Salomão personifica a sabedoria, ou seja, é como se ela estivesse falando como uma pessoa. Até porque Deus está a qualquer momento a nos atender em súplicas pois Ele não se restringe a um horário específico. Essa expressão "de madrugada me buscam me acharão" é um sentido figurado para dizer que a juventude é o tempo para buscar a sabedoria e o conhecimento e aproveitar as oportunidades para crescer na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar Renan, é importante o estudo sistemático das Escrituras, justamente para evitarmos estes tipos de equívocos, nos quais muitos fundamentam verdadeiras heresias.

      Esta é parte de nosso objetivo, o de incentivar mais e mais cristãos a meditar na Palavra, conhecer ao Senhor e anunciar as Boas Novas de Jesus Cristo.

      Excluir
  2. E gratificante buscar a Deus nas caladas da noite ou seja o momento que muitos estão em seus sonos profundos outros estam buscando a face do senhor amem glória ao senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom sim Eliane, e não podemos negar que mesmo Jesus orava muito à noite. Isso seria uma doutrina? Um mandamento? Certamente que não, mas um tempo oportuno, calmo sim, e agradável para ter um "particular" com o Senhor do tempo.

      Deus a abençoe, continue buscando ao Senhor.

      Excluir
  3. Acredito que na madrugada acontece muitas coisas terríveis, e nestas horas milhares de pessoas estão dormindo.Algumas pessoas cristão ou não estão sofrendo por causa dos filhos que estão nas ruas usando drogas ou se prostituindo, e nem dormir conseguem de tamanha preocupação! E ao levantarmos para orar creio que Deus da grande livramentos e abençoa nossas vidas e alcança muitas almas. E também creio que Deus ouve as orações a qualquer hora do dia com certeza! Eu vou orar agora numa campanha que faço todos meses. A palavra orar ou oração é dita creio eu em todas as paginas da Bíblia... Acho que muitos pastores estão desmotivando pessoas ao darem certas opiniões sobre esta parte da Bíblia, deixe o povo buscar e não deem palavra para desmotivar! Li aqui e de outros pastores praticamente desmotivando as pessoas a orar ou pior não vi incentivos. Tem muitos cristãos que estão acomodados dentro das igrejas e outros sem fé, e oração é chave da vitória, e para estarmos em sintonia com Deus. Eu oro de madruga por alguns dias, oro em espírito em qualquer lugar que esteja quando sinto algo ou o espirito santo me cobra no coração, orar não tem horário... Só que acho lindo e creio que Deus honra o fato de levantarmos de madrugada deixando nossa cama quentinha para busca-lo e orar por almas. Me perdoe discordar do Senhor e pessoas ou melhor não vou pedir perdão porque estou dando uma opinião ótima sobre orar,e até agora não vi incentivo em nenhum blog incentivando o povo a orar, vamos orar sem cessar galera, se eu fosse contar as experiência, bênçãos e livramento que tive e de pessoas receberam através dos propósito da oração da madrugada seriam muitos. Então, eu discordo da sua opinião e não sou de igreja pentecostal e nem de costumes.Shalom galera e yes Jesus e non religion!!!

    ResponderExcluir
  4. Na madrugada acontece muitas coisas terríveis, e nestas horas milhares de pessoas estão dormindo.Algumas pessoas cristão ou não estão sofrendo por causa dos filhos que estão nas ruas usando drogas ou se prostituindo, e nem dormir conseguem de tamanha preocupação! E ao levantarmos para orar creio que Deus da grande livramentos e abençoa nossas vidas e alcança muitas almas. E também creio que Deus ouve as orações a qualquer hora do dia com certeza! Eu vou orar agora numa campanha que faço todos meses. A palavra orar ou oração é dita na maioria dos livros da Bíblia... Acho que muitos pastores estão desmotivando pessoas ao darem certas opiniões sobre esta parte da Bíblia, deixe o povo buscar e não deem palavra para desmotivar! Li aqui e de outros pastores praticamente desmotivando as pessoas a orar ou pior não vi incentivos. Tem muitos cristãos que estão acomodados dentro das igrejas e outros sem fé, e a oração é chave da vitória, e para estarmos em sintonia com Deus. Eu oro de madruga por alguns dias, oro em espírito em qualquer lugar que esteja quando sinto algo ou o espirito santo me cobra no coração, orar não tem horário... Só que acho lindo e creio que Deus honra o fato de levantarmos de madrugada deixando nossa cama quentinha para busca-lo e orar por almas. Me perdoe discordar do Senhor e pessoas ou melhor não vou pedir perdão porque estou dando uma opinião ótima sobre orar,e até agora não vi incentivo em nenhum blog incentivando o povo a orar, vamos orar sem cessar galera, se eu fosse contar as experiência, bênçãos e livramento que tive e de pessoas receberam através dos propósito da oração da madrugada seriam muitos para contar. Não sou de igreja pentecostal e nem de costumes.Shalom galera e yes Jesus e non religion!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Carlos, vamos compartilhar e continuar orando uns pelos outros, e, como escrevi para a Eliane, a madrugada tem seu "charme" todo especial, um ótimo tempo sim, para termos um "particular" com Deus!

      Excluir
  5. meu irmão renan vc tem razão em alguns pontos se refere a sabedoria e não a oração contudo a personificação da sabedoria é cristo jesus
    paulo afirma isso em colo 2.2-3.que a paz do senhor jesus te guarde.crismacleiton

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar,o contexto Pv 8.17 não está falando de oração e sim de se buscar a SABEDORIA o quanto antes.Em segundo lugar,a ARC traduz madrugada erradamente no verso 17,tanto que na ARA(versão corrigida),nem está mais a palavra madrugada.Em terceiro lugar,na maioria da versões se traduz CEDO.

    Significado de madrugada em 3 dicionários:

    Priberan:claridade do dia
    Michaelis:alvorada,aurora
    DicionarioWeb:fim da noite ou começo do dia.

    Partindo do principio destas definições,claramente nós vemos que madrugada é ao amanhecer,primeira hora do dia,ou alvorada e está de acordo com o contexto dos judeus,pois sua primeira hora do dia é a nossa 6:00 da manhã,ou seja,quando ja está claro.Então em questão de busca seria logo no inicio do dia e em questão de oração tambem no inicio, logo que se levanta.
    Por isso que eu digo que orar na NOSSA madrugada é um erro,pois nestas horas nosso corpo está se refazendo e preservando nossas imunidades e consequentemente,nossa saude.
    O sono tem ciclos que precisam ser respeitados,senão teremos serios problemas de saude,tais quais:colesterol alto,diabetes,alta tensão,etc.Veja o que diz este site www.minhavida.com.br/tema/sono:

    "Uma boa noite de sono faz mais do que descansar o corpo e deixá-lo preparado para o dia seguinte. O organismo precisa desta pausa para registrar eventos importantes na memória, regular as defesas e fortalecer a imunidade, além de equilibrar o funcionamento dos hormônios que regem as atividades celulares. Um ciclo de sono completo divide-se em quatro fases, que duram cerca de 20 minutos cada uma e vão desde a simples sonolência até o estágio mais profundo, repetindo-se ao longo da noite".

    Quando interrompemos o sono,orando meia ou uma hora,interrompemos os ciclos e não conseguimos dormir de pronto,ficando varios minutos ou ate uma hora para dormirmos novamente,e mesmo que voltamos a dormir,no dia seguinte sentiremos o efeito da perca do sono(Quem não passou por isso?)

    Deus fez varias leis de preservação,e a lei do sono é uma delas e isso nos mostra que a noite foi feita para dormir.É interessante que o melhor horario para se orar,falando fisicamente,é justamente as 6:00hs da manhã,pois estamos descansados e com disposição...falemos francamente...quem nunca sentiu sono,desanimo,cansaço quando está orando de madrugada,tipo 2 ou 3 da manhã e não pensou em desistir?Quem disser que nunca,não está sendo honesto.Isso é natural pois nosso corpo está reclamando e quer se refazer!!

    Não vim aqui para dogmatizar nada,mas sim fazer a interpretação correta.É claro que nossa devoção a Deus é voluntaria,não existe uma regra para hora e lugar que se deva seguir.Todos são livres para orarem na hora que quiser,só não acho correto criar paradigmas e dogmas e querer que outros sigam.Quando eu digo que não oro na NOSSA madrugada,muitos irmãos me olham como se eu fosse um herege ou um crente preguiçoso.

    Agora eu pergunto:Quem disse que orar na nossa madrugada,sacrifica a carne se nosso sacrificio é espiritual e não fisico?seria um auto-flagelo como faz alguns religiosos?
    Quem disse que se obtem poder orando de madrugada,visto que o poder é de Deus e Ele dá pra quem é fiel,e não com um sacrificio de alguem?
    Quem disse que orar de madrugada tem mais efeito se Deus não está condicionado ao tempo e espaço?.

    Que Deus abençoe a todos e que possamos orar uns pelos outros!

    ResponderExcluir
  7. Realmente grata! Sinto-me mais calma! Obrigado pelas palavras e agradeçer bastante quem teve a honra de deixar esse maravilhoso texto que educou-me bastante. Espero que aconteça com os outros irmaos o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, nosso desejo é o de servir, com seu comentário glorificamos ao SENHOR e já nos sentimos felizes por esta publicação!

      Excluir
  8. Seja um sacrifício vivo. Orar a Deus pela madrugada, jejuar segundo a ciência faz mal ao nosso corpo. Porém o dono da ciência é Deus. E o povo não quer mais ser esse sacrifício? Ora vem Senhor Jesus !!! Muitos apostatarão da fé, dando ouvido a espíritos enganadores.

    ResponderExcluir
  9. Esse texto não se refere a oração. Ele está falando da sabedoria. É só ler todo o texto. A confusão gerada é porque os leitores leem um texto isolado e se esquecem do contexto. Como é que Deus pode amar somente aqueles que o amam? Em Jo 4.19 está escrito: "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro".

    ResponderExcluir

Você está no BlogFpM, blog oficial do ministério Fogo para Missões.

Você pode também nos acompanhar no facebook.com/fogoparamissoes, onde você poderá curtir, seguir, reagir às publicações, compartilhar, comentar, pode até deixar aquele seu "amém", mas acima de tudo, queremos que você se sinta incentivado, encorajado e provocado a envolver-se pessoalmente na proclamação do Evangelho, das Boas Novas de Jesus Cristo.

Seu comentário é importante para que possamos avaliar o alcance de nossa proposta. Se você possui site, blog ou twitter, deixe seu link para que o visitemos também! Se desejar, nos acompanhe também pelo twitter.com/fogoparamissoes.

TODOS OS COMENTÁRIOS SERÃO PUBLICADOS APÓS MODERAÇÃO.