Subscribe Us

Header Ads

#17 - MISSIONÁRIOS MORAVIANOS - VIVENDO O CHAMADO COM OUSADIA

"...vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor..."
Apocalipse 5:11:12

Você certamente já ouviu aquela canção que diz: "QUE O CORDEIRO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO", linda não? Mas você sabe quem foram os jovens que falaram esta frase  tão impactante, quem eram de fato os Missionários Moravianos?

Os Moravianos foram os primeiros protestantes a colocar em prática a idéia de que a evangelizacão dos perdidos é dever de toda a igreja, e não somente de uma sociedade ou de alguns individuos.

Anteriormente, a responsabilidade pela evangelizacão havia sido lançada nos degraus dos governos, através das atividades colonizadoras.

Os Moravianos, contudo, criam que as missões são responsabilidade de toda a igreja local.

Devido ao seu profundo envolvimento, esse pequeno grupo ofereceu mais da metade dos missionários protestantes que deixaram a Europa em todo o século XVIII, de fato a história dos Moravianos antecede a Reforma. Conhecidos originalmente como os Unitas Fratrum, ou a Unidade dos Irmãos, esses cristãos Checos foram os seguidores do mártir John Huss, um reformador antes da Reforma.

Ele foi martirizado em 06 de julho de 1415. Após a morte de Huss, seus seguidores, experimentaram um verdadeiro ressurgimento.

Eles se reorganizaram no ano de 1457, e no tempo da Reforma havia entre 150 a 200 mil membros em quatrocentas igrejas por toda a Europa Central. Mas, no levante das guerras dos 1600, a Boêmia e Moravia (República Checa) foram dominadas por um rei católico romano, o qual desencadeou uma terrível perseguição contra os Moravianos.

Foram todos espalhados e se tornaram refugiados. Por quase cem anos procuravam fugir da perseguição. Por causa disso formaram urna poderosa rede de cristãos clandestinos. Quando cruzaram a fronteira da Alemanha, ouviram de um lugar conhecido como Herrnhut, uma pequena faixa de terra na propriedade de Zinzendorf, ali se estabeleceram.

O TRABALHO DOS MORAVIANOS FOI GUIADO PO UM NÚMERO DE CARACTERÍSTICAS QUE OS DISTINGUIRAM:

Primeiro, eram profundamente dedicados ao Senhor Jesus Cristo e a sua causa;
Segundo, os Moravianos abriram o ministério aos leigos e a ministração as mulheres, antecipando Hudson Taylor nessa questão mais de cem anos antes;
Terceiro, criaram a estratégia missionária de fazedores de tendas;
Quarto, os Moravianos por ser pessoas sofredoras, podiam facilmente se identificar com aqueles que sofriam;
Quinto, eles se dirigiam às pessoas receptivas ao evangelho;
Sexto, eles colocavam o crescimento do Reino de Cristo acima de uma expansão denominacional;
Sétimo, a obra missionária Moraviana era regada de oração;

Alguém, certa vez, perguntou a um Moraviano o que significa ser um Moraviano.
Ele respondeu: “ser um Moraviano e promover a causa global de Cristo são a mesma coisa”.

REFLITA
Procure saber mais detalhes destes e de outros homens e mulheres que serviram ao SENHOR ao longo da história da igreja, certamente você irá se surpreender com a simplicidade e ousadia, fé e humanidade destes guerreiros.

Os Moravianos eram ousados em suas idéias e estratégias, sempre segundo o coração de Deus em oração, invista na oração em sua vida pessoal e ministerial para que as grandes coisas que cantamos, de fato, sejam vividas abundantemente para a glória de Deus. Grandes foram as responsabilidades destes homens, assim como é grande a nossa responsabilidade pois estamos sob o mesmo chamado: Ir e anunciar a Jesus Cristo, Filho de Deus, para salvação de todos os povos.

Fogo para Missões

Postar um comentário

0 Comentários